Carolina Nardinelli
Pensei muito no que uma experiência estética é pra mim e foi muito difícil chegar a essa conclusão. Na minha cabeça, um experiência estética não requere nenhuma forma de reflexão imediata sobre o que está acontecendo. Pra mim, a definitiva experiência estética deve requerir completa ignorância. Como não consigo me lembrar de nenhum evento específico que me proporcionou tal sentimento, o que chega mais perto, com base nas minhas humildes experiências, é presenciando um show. Mais precisamente, um show de uma banda querida.
Cheguei nesta resposta por um caminho muito simples: que evento não requer o logos pra ser apreciado? O que não precisa ser discutido para entender, e, ao mesmo tempo, causa inúmeras emoções particularmente momentâneas? A música é e sempre foi parte de rituais para, entre outros motivos, se elevar e chegar a Deus. Desde seu início ela foi considerada sagrada, mas por mais sagrada que esta seja por si só, quando cantada com outros em harmonia, não temos como negar que a energia gerada por ela é outra e muito mais forte. Música foi criada como forma de expressão, desejo, ou como uma tentativa de sentir o que não se sente, chegar onde não se pode. Tais objetivos também são cobiçados pela arte, e na minha opinião ambas ocupam o mesmo espaço.
A reflexão não é necessária pois as músicas, na maioria das vezes, já foram aprendidas e portanto o indivíduo (nesse caso a platéia) tem o luxo de não ter que pensar para apreciar o momento. As palavras saem automaticamente, não há esforço mental envolvido, e dá pra sentir tudo que é possível sentir. O motivo pelo qual escolhi um show e não o simples ato de ouvir música é que, se o show for bem executado, toda e qualquer emoção que a música pode causar em um ouvinte é ampliada exponencialmente. A diferença é fazer parte do ritual, da energia gerada pela massa devota. A concentração total no sentimento e no momento, pra se certificar que daqui uns meses você não se esquecerá de quão bem estava se sentindo e, se conseguir lembrar bem o suficiente, será possível reviver estes sentimentos. Infelizmente isto não acontece, mas tudo bem, pois acredito que para uma experiência estética ser genuína ela tem que ser única.
Nenhum comentário:
Postar um comentário